d’Orfeu alarga a sua rede de parcerias

Numa crescente cooperação cultural ao longe e ao perto, a rede de parcerias da d’Orfeu tem aumentado nos últimos tempos, com a assinatura de vários acordos com teatros, associações e escolas. Tratam-se de acordos de natureza não financeira, com a particularidade de ‘apenas’ promoverem práticas recíprocas, em benefício das actividades e associados de ambos os parceiros. Um princípio simples que resulta num universo crescente de oportunidades culturais para todos. Sócios, Alunos e Amigos d’Orfeu incluídos.    

Estas parcerias reflectem-se na reciprocidade de benefícios, ao nível dos descontos em bilhetes de espectáculos ou nas inscrições em actividades formativas. Mas também se estendem, dependendo dos casos, a áreas tão distintas como a partilha de equipamentos e infra-estruturas, apoio logístico, realização de co-produções ou mesmo acolhimento de estágios.    

Os associados das entidades parceiras beneficiam de 25% de desconto nos bilhetes de eventos d’Orfeu e 10% na inscrição das actividades formativas. Por outro lado, os portadores de Cartão d’Orfeu beneficiam igualmente de regalias junto dos parceiros, cujas condições podem ser consultadas no sítio internet da associação.  

 A lista actualizada de acordos formalizados envolve as seguintes entidades:  

- ACERT - Associação Cultural e Recreativa de Tondela
- Associação de Estudantes da Escola Secundária Marques Castilho
- Associação de Estudantes da Escola Secundária Adolfo Portela
- Associação Activarte
- ESTGA - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda
- I-Zone

- Oficina da Música de Aveiro
- Pédexumbo- Associação para a Promoção da Música e Dança
- Teatro Aveirense

 O percurso futuro de relações da d’Orfeu fará seguramente crescer esta lista de parcerias, que pode envolver instituições culturais, sociais e educativas, por forma a abranger cada vez mais beneficiários e comunidades. Contra a cultura passiva do sofá, há motivos para sair e desfrutar de mais Cultura, através da rede de parcerias d’Orfe
u.

Descarrega aqui a grelha completa de parcerias e benefícios.


::::
Associações de Estudantes das Escolas Secundárias
assinam acordo de cooperação com a d’Orfeu

Março 2008

Numa sala repleta de estudantes, decorreu a assinatura de um acordo de cooperação cultural entre as Associações de Estudantes das Escolas Secundárias Adolfo Portela e Marques Castilho e a d'Orfeu Associação Cultural tendo, na oportunidade, sido apresentado o Penta - 5º Ciclo Experimental, evento que decorrerá durante o mês de Abril envolvendo as três associações.

Visando sobretudo o desenvolvimento cultural em território pedagógico, o acordo celebrado visa estimular o acesso da camada estudantil às actividades da d'Orfeu e, por outro lado, disponibilizar os meios e recursos desta associação às actividades artísticas e culturais desenvolvidas em ambas as escolas, interagindo desta forma com a comunidade escolar. Esse encontro surge de uma coincidência de vontades, com uma proposta de parceria por parte das Associações de Estudantes a surgir por ocasião da programação do Penta, evento que d’Orfeu entendia dedicar ao público escolar, resultando assim em primeira expressão concreta deste acordo.

O protocolo assinado deverá resultar, segundo frisaram os presidentes das Associações de Estudantes de ambas as escolas, Ana Sanches e Sérgio Neves, numa prática que prossiga no futuro com as vindouras associações de estudantes, esperando-se que os resultados para as escolas e para a d'Orfeu propiciem, a cada ano, uma maior aposta, interesse e cooperação entre os intervenientes. Pela d’Orfeu, a Presidente da Direcção, Odete Ferreira, lembrou que esta relação da d’Orfeu com as escolas é um percurso continuado nos últimos anos, algo que agora se reforça de uma forma mais consciente e consistente.


Na presença da Vereadora da Educação e da Cultura da autarquia, Elsa Corga, vincularam-se também ao documento os representantes dos Conselhos Executivos das duas Escolas Secundárias, Henrique Coelho (ESAP) e Dora Medeiros (ESMC), juntando o empenhamento de cada Escola ao das suas Associações de Estudantes. Todos os representantes enalteceram as virtudes do Acordo e a iniciativa conjunta de o levar avante.


::::

Protocolo de cooperação com o Teatro Aveirense

A d'Orfeu, entre algumas entidades culturais da região, assinou um protocolo de cooperação com o Teatro Aveirense, para incentivos recíprocos juntos dos respectivos públicos, com vista ao acesso às programações culturais promovidas pelos vários parceiros.
Assim, os Sócios, Amigos ou Alunos d'Orfeu, passam a beneficiar:
- de desconto de 20% nos bilhetes da programação habitual do Teatro Aveirense;
- de desconto de 10% na adesão aos Amigos do Teatro Aveirense;
bastando para tal apresentar o seu Cartão d'Orfeu nos actos de aquisição.


Assinatura do protocolo entre Teatro Aveirense (Maria Luz Nolasco) e d'Orfeu
Associação Cultural (Luís Fernandes). A Oficina de Música de Aveiro (José António
Rodrigues) é outros dos parceiros do acordo alargado.

d'Orfeu Associação Cultural | telefone (+351) 234603164 | dorfeu@dorfeu.pt